( O clamor da última hora )
TEXTOS : JÓ 17. 3 b / SL 142. 4 / AT 16. 9
INTRODUÇÃO : Clamor significa : rogo , grito ; Clamar significa : suplicar , implorar
Há um Clamor que estamos ouvindo aqui nestes momentos que estamos até lendo este sermão, o clamor do mundo em desespero , as nações nas trevas os homens a cada dia mais se distanciando de Deus , há um grito na calada da noite que se aproxima , é hora de abrir nossos ouvidos e ouvir o Clamor Missionário
Temos ouvido o clamor ? Temos ouvido as súplicas ? Temos feito o que em favor da obra missionária ?
EXISTE UMA SENSIBILIDADE NO NOSSO CORAÇÃO PODEMOS OUVIR A VOZ DE DEUS ? SÃO CLAMORES QUE ESTENDEM PARA O LUGAR CELESTIAL PROCURANDO CEIFEIROS E HOMENS COMPROMISSADOS
1. O CLAMOR DAS 3 PESSOAS DA TRINDADE DIVINA ( O CLAMOR DO CÉU )
Hoje podemos ser sensíveis ao apelo do Clamor do céu , estamos com ouvidos abertos ?
O CLAMOR DO DEUS PAI ( EZ. 22.30 )– Deus está procurando será que ele pode achar alguém ? Será você ? estaria você disposto pagar o preço ?
O CLAMOR DO DEUS FILHO ( MT 4.19 ) – A seara é grande mas onde estão os ceifeiros ?
O CLAMOR DO DEUS ESPIRÍTO SANTO – ( AT 13. .2 ) – Ele quer e precisa separar estamos prontos e separados ?
O CLAMOR DAS 3 PESSOAS EM UMA SÓ VOZ ( IS 6.8 )
O profeta Isáias ouviu o clamor celestial , quando viu o Senhor na sua Santidade e Glória assentado em um alto e sublime trono e disse: eis me aqui envia me a mim.Há uma voz do céu soando , suplicando , clamando e esperando uma resposta imediata nosso , esta voz está no nosso meio- no meio da igreja , em nossas mentes , corações e ouvidos : – A QUEM ENVIAREI ?
PAULO DISSE : Como ouvirão se não há quem pregue , como pregarão se não forem enviados ?
Quem pode responder a este clamor ou apelo ? no livro do apocalipse encontramos 7 vezes “ QUEM TEM OUVIDOS OUÇA..’ VOCÊ PODE OUVIR ???
Muitos corações de crentes e até obreiros que antes eram entusiasmados quando se falava de missões ,OUVIA SE GLORIA , ALELUIA , testemunhos da obra missionária , hoje se fecharam para a Voz do Espírito Santo , corações duros que já não estão mais sensibilizados pelo trabalho missionário ( Hb 3. 7, 8b )
Tais ouvidos estão entupidos para a voz do céu que clama , já não ouvem mais o clamor divino , Missões sempre esteve no coração de Deus ( é a tarefa primordial da igreja ) , igreja que não faz missões é doentia , sem vida , sem frutos, sem vida, um vale de ossos secos.
Corações cheios de tantas outras coisas da vida e endurecidos para com o Clamor do céu ( Pv 1. 24 ) enquanto isto acontece com parte da igreja estamos aqui neste culto , segundo estatísticas missionárias em apenas 1 ( um ) minuto 200 vidas morrem sem salvação em Cristo Jesus e milhares no mundo almas estão caindo ao inferno sem que tenham também ouvido a mensagem que nós ouvimos , a mensagem da cruz, as boas novas .
O CLAMOR DO MUNDO, DAS NAÇÕES DOS POVOS – As almas anseiam, as almas clamam em ouvir a mensagem Há fome não de comida , há sede não de bebida – mas fome e sede da palavra de Deus
E o que estamos fazendo ? ( SL 142.4 )
Testemunho : Certa tarde um evangelista , enquanto orava teve a visão do Calvário , aproximou- se bem junto a cruz e viu Jesus agonizando, dando sua vida pelo mundo , viu seu sangue que gotejava da cruz . Do pé da cruz saia uma linda estrada que subia até ao céu , ele foi andando pôr aquela estrada e em uma certa altura, notou, que ao lado havia um grande abismo escuro e de lá ouvia clamores , gritos ,pedidos de socorro eram as almas que ainda não tinham ouvido o evangelho, que suplicavam dizendo : OH CONTAI- NOS A HISTÓRIA DE JESUS ! FALE DE JESUS PARA NÓS NÃO QUEREMOS IR PARA ESTE LUGAR
Oração : DEUS ABRA OS NOSSOS OLHOS ESPIRITUAIS PARA QUE VEJAMOS , ABRA DEUS NOSSOS OUVIDOS PARA OUVIR O CLAMOR DAS ALMAS QUE ESTÃO INDO PARA ESTE LUGAR E EU NAÕ ESTOU FAZENDO NADA
Enquanto nós estamos felizes subindo a estrada da glória, cantando que vamos morar no céu , vamos andar nas ruas de ouro , as vezes cantando “ OH SATISFEITO COM CRISTO, POR QUE ELE MINHA ALMA SALVOU “
MULTIDÕES estão caindo no abismo , Multidões no vale da decisão e o dia do juízo se aproxima , multidões caindo no abismo , pedindo socorro , como alguém que se está se afogando no mar , morrendo na nossa frente , ou como alguém no meio de um incêndio pedindo tire me daqui não me deixe QUEIMAR.
( Judas 23 ) QUEM HÁ QUE ME DÊ A MÃO ? QUE ME JOGUE UMA CORDA – UM SALVA VIDAS ? ( I Co 9.16 )
Muitas vezes fazemos como o sacerdote e o levita ; os pobres viajantes estão caídos a beira da estrada ….feridos pelo diabo e nós quando se fala em ajuda passamos longe para não ouvirmos o gemido .
Será que há remédio ? o profeta Isaias diz sobre o estado do mundo da terra , em si dos habitantes ( Is 1.6 )
Mas nós temos o remédio , nós temos os salva vidas nas nossas mãos ; Deus só tem uma entidade qual ? as entidades beneficentes , as corporações militares , ou outros organismos nacionais ou até mesmo internacionais que Ele pode contar para ajudar a salvar o mundo, A SUA IGREJA -não são os governos mundiais , os senados , nem forças armadas que tem a INCUBENCIA DE FAZER MISSÕES
Nem mesmo os anjos têm a missão de anunciar o evangelho .Se a IGREJA não fizer missões ninguém mais o fará e conseqüentemente , o mundo estará perdido. Só que Deus poderá pedir conta de nós pois somos seus atalaias ( Ez 3. 18 ) Minha oração é que Deus levante seus atalaias
Ousados , destemidos , compromissados , suba agora ao monte e entre no propósito Divino
É AGORA OU NUNCA MISSÕES É QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA DAQUELES QUE PERECEM O REMÉDIO PARA A ALMA DOS CAÍDOS , PERDIDOS , AFLITOS .
CONCLUSÃO : PODEMOS ATENDER ESTE CLAMOR ? LEMBRA DESTE HINO CANTAMOS ELE AS VEZES “ MUITOS SÃO OS QUE VÃO EXPIRANDO ‘ E CANTAMOS FALA DEUS , FALA DEUS , E NÓS NÃO ESTAMOS FAZENDO NADA ; É CHEGADA A HORA DE ATENDER O CLAMOR MISSIONÁRIO , VAMOS DAR AS MÃOS E FAZER ALGO POR MISSÕES .
MENSAGEM PREGADA EM 17 DE JANEIRO DE 2003 NA 1ª CONFERENCIA MISSIONÁRIA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS EM CAMPINAS –SP PELO PR LUIS CARLOS DICARA
* Pr Luis Carlos Dicara – Casado, 34 anos , Conferencista e pregador atuando no Campo de missões no Brasil e no Exterior , Formado em Missiologia ,Teólogo, escritor , articulista , representante do CNPB ( Conselho nacional dos Pastores do Brasil ), presidente do Projeto Despertar das Nações, diretor interclesiastico da FATEC (faculdade Teológica Cristocêntrica e Academia de ciência da Religião )