Anteontem (13/03/2013), por volta das 16 h, na altura do Km 160 da BR 135, sentido São Luis/Interior, a 18km de São Mateus do Maranhão, num trecho que passa entre os povoados Ilha da Onça e Ponta da Ilha, houve um grave acidente envolvendo um carro Corsa Classic, Placa NHI 6996 – São Luis, que era conduzido pelo Jovem André, que viajava na companhia do amigo Jonaldo e uma Pajero Mitsubishi, Placa NHS 3598 – São Luis, de propriedade da SEMADEMA (Secretaria de Missões das Assembleias de Deus no Maranhão), conduzida por Diego, motorista, que levava o pastor Francisco de Assis, vice-líder da Igreja Assembleia de Deus em Lago da Pedra e Secretário executivo de Missões do Estado da Maranhão (área de atuação da CEADEMA). Ambos, Diego e Pr. Francisco, são genros do Pr. Raimundo Francisco, líder da AD em Lago da Pedra.
Segundo perícia realizada no local pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), André, que conduzia o veiculo Corsa Classic, ao forçar uma ultrapassagem, se chocou de frente com a Pajero Mitsubishi conduzida pelo senhor Diego, motorista da SEMADEMA. No impacto, André e Jonaldo, por fatalidade, morreram na hora e ambos os carros foram jogados para fora da pista, com a Pajero capotando violentamente. Segundo informações, os dois jovens que morreram no acidente eram da capital, São Luis, e foi preciso aguardar a chegada do Corpo de Bombeiro para que os corpos dos jovens fossem retirados das ferragens, sob a supervisão da Polícia Rodoviária Federal, que acompanhou todo o procedimento.
Diego e o pastor Francisco de Assis foram encaminhados rapidamente para o hospital de São Mateus do Maranhão, acompanhados de perto pelo Pr. Davi Borges, presidente da AD Pequi, campo que fica dentro da cidade de São Mateus, que é grande amigo do Pr. Francisco de Assis e do Diego. Após uma avaliação prévia, a equipe médica de São Mateus os encaminhou ao hospital de Peritoró, que é referência na região. Assim que lá chegaram, forma submetidos à uma bateria de exames, onde se constatou que o Pr. Francisco de Assis estava com hemorragia interna, fato que exigiu rápida intervenção cirúrgica pela equipe médica. A operação durou, em média, 04 horas.
Várias lideranças das Assembleias de Deus da região, assim que souberam do acidente, se dirigiram à Peritoró, para dar algum tipo de apoio, bem como acompanhar os procedimentos que estavam sendo realizados ou ligaram. Estiveram presentes Pr. Bené e Pr. Osiel e esposa (respectivamente líder e vice-líder da AD em Coroatá), Pr. Pedro Aldi Damasceno (Presidente da CEADEMA e líder da AD em Viana), Pr. Raimundo Francisco dos Santos (líder da AD em Lago da Pedra), e vários de seus pastores auxiliares e obreiros diversos (Pr. Gedalias, Pr. Djane, irmão João Batista, etc), Pr. Raposo (1º Vice da CEADEMA e líder da AD em Bacabal), Pr. Abimael (líder da AD em Timbaúba/São Mateus), Pr. Davi Borges (Líder da AD em Pequi/São Mateus), Pr. Bel (Suplente de Senador e líder da AD em Lago dos Rodrigues), que usando de sua influência buscou várias bolsas de sangue na região para o Pr. Francisco, Pr. Alberto (líder da AD em Paulo Ramos) e pastor Mateus Jucar, seu auxiliar, dentre outros, bem como familiares do Pr. Francisco e do Diego, amigos, especialmente de Coroatá, cidade natal do Pr. Francisco e de Lago da Pedra, sua atual cidade de trabalho. Pr. Rayfran Batista (2º Vice da CEADEMA e líder da AD em Santa Inês), me ligou por 04 vezes, procurando saber notícias seguras de como estava o Pr. Francisco. Nos trabalhos realizados em Santa Inês à noite (13/03), pediu oração pela recuperação do Pr. Francisco e do irmão Diego.
O irmão Wachinton, delegado titular na cidade de Porção de Pedras e membro da AD em Esperantinópolis, também ligou para saber informações oficiais, pelo que prontamente lhe coloquei a par dos acontecimentos.
Ontem (14/03/2013), pela manhã, Pr. Francisco conversou com sua esposa, Geide, e com algumas pessoas. Alegre, agradecia a Deus pelo grande livramento de morte que Deus operara em sua vida e na de Diego. Fica também o sentimento de pesar pelas vidas que faleceram no acidente que, repito, foi uma fatalidade, pois nenhum dos dois veículos programara essa situação.
Hoje (15/03/2013), pela manhã, conversei com Geide, esposa do Pr. Francisco, que acompanha sua recuperação no pós-operatório e ela declarou que está tudo bem, que Deus tem derramado suas bênçãos e que ele está se recuperando, para honra e glória de Deus.
Queremos, então, agradecer. A Deus, pela misericórdia demonstrada em livrar da morte a seus servos, Pr. Francisco e Diego, que só não faleceram porque Deus poupou suas vidas, tal foi a violência do acidente; aos colegas pastores, demais obreiros e amigos, que deram total apoio, principalmente com orações por todo o Maranhão, quando souberam do ocorrido; à equipe médica que os atendeu , pois foram instrumentos de Deus para a preservação da vida do Pr. Francisco, pela operação e pelos demais procedimentos médicos realizados, fato que nos deu certeza que Deus está no controle.
Concluindo essa nota, fica o nosso desejo de que Deus, que conhece todas as coisas, console as famílias enlutadas pela partida precoce dos jovens que se envolveram no acidente e foram a óbito, bem como de pedir orações pelas mesmas.
Pr. Damasceno
AD em Lago da Pedra