DEUS ENTRE OS ZULUS Testemunhos de Transformação

por Dr. Peter Hammond

Aninhado entre as montanhas de Natal em Kwazulu, África do Sul, existe uma missão evangélica. Seus testemunhos de transformação são notórios e permanentes. Desde 1966 que esta missão experimenta uma real unção do Espírito como no tempo dos apóstolos. Milhares de pessoas, incluindo bandidos e terroristas, feiticeiros e satanistas vieram a Cristo através deste ministério de Kwasizbantu (o nome da missão, do lugar).

Nesta missão nunca se assistiu a cultos de curas e no entanto milhares de pessoas foram curadas de suas enfermidades. Nunca houve ali cultos dedicados a libertação e no entanto milhares de pessoas experimentaram ali liberdade de pressões e poderes demoníacas e de ocultismo em todos os sentidos. Deus soberanamente atuou e muitas vidas são transformadas diariamente de muitas maneiras miraculosas e espontâneas.

Todo ênfase  é colocada no ensino da Palavra de forma simples e direta, oração espontânea, arrependimento incondicional e fé, tal como cultos ao Senhor – simplesmente. Toa a sua simplicidade Bíblica e sua fidelidade aos meios da Palavra vêm sendo abençoados por Deus em presença real.

LIMPANDO UM ESTÁBULO

Os diversos ministérios nasceram a partir dum itinerário evangelistico, dum percurso de vida do Rev. Erlo Stegen. Ele ministrava há doze anos e mesmo obtendo muitas conversões, nunca se sentiu satisfeito com seu ministério. Sempre que voltava aos locais anteriormente evangelizados, perguntava pelos novos convertidos e já não estavam tão convertidos assim. Após doze anos de evangelismo sem sucesso e itinerante, em 1966 ele sentiu aquela necessidade de se reunirem para orarem a Deus duas vezes por dia. Limparam um estábulo de vacas que alguém disponibilizou e na medida que iam limpando, Deus sussurrava no coração de Erlo que sua própria vida estava mais suja que o estábulo e que precisava de uma limpeza geral também. Deus começou por limpar suas vidas de forma espetacular e simples, em arrependimento de lágrimas sobre seus próprios pecados. Foi então que o avivamento começou. Após um período de alguns meses de confissão de pecados, restituição e intercessão diária, Deus derramou Seu Espírito como o fez com os apóstolos. Um poderoso vento se fez sentir entre eles, dentro do edifício e transbordou em todos ali presentes. Todos se aperceberam da poderosa presença de Deus entre eles. Erlo apenas se encurvou, colocou sua cabeça em suas mãos e simplesmente adorou em silêncio ao deus vivo. Ninguém precisava de dizer ao seu vizinho que Deus estava ali presente. Todos se calaram e adoraram o Deus Vivo. Ele sentiu como nunca sua insignificância e pequenez e deixou-se cair sobre seus joelhos orando e adorando o Deus dos vivos.

Foi a partir desses momentos gloriosos que tudo mudou até ao dia de hoje. A primeira pessoa a chegar pelo seu próprio pé no local onde se encontravam, foi uma feiticeira que era professora de feiticeiras. Ela veio ter com Erlo e perguntou-lhe se Jesus a podia libertar. Disse: “Eu vim à procura de Jesus. Ele pode–me libertar? É que estou presa em cadeias do inferno e não tenho paz. Será que Ele pode quebrar essas cadeias de mim?” Erlo lhe perguntou quem a enviara ali e ela não sabia o que responder.

Erlo e alguns dos seu colaboradores fizeram um circulo à volta dela e começaram a cantar e a orar. Instantaneamente aquela mulher enrugada e de aparência rude ergueu seu olhar possesso por demônios e começou a imitar animais e querendo atacar quem ali estava. De dentro de sua barriga ouviam-se cachorros latindo e até um cão do irmão de Erlo se aproximou para responder aos latidos que se ouviam de dentro dela. Ninguém duvidava que estavam lidando com possessão demoníaca e um dos presentes assustou-se e tentou fugir dali e Erlo o chamou de volta. Eles orando, estabeleceram uma luta contra aquelas forças do mal e logo ali as centenas de demônios que possuíam aquela simples mulher começaram a gritar e a sair dela com urros estridentes. Logo em seguida, a face daquela senhora se transformou e sem se saber bem como ela brilhava de alegria como alguém que vivia mesmo na própria presença de Deus. Sua fisionomia parecia angélica e transformada. Um olhar de glória saia de seu rosto, seus olhos brilhavam e cintilavam, dando glórias audíveis ao Deus Vivo. Dizia; “Que maravilha, Deus me libertou! Ele quebrou estas correntes do inferno!” Todos ali presentes estavam em absoluto silêncio e aquela senhora que nunca tinha ouvido  o evangelho saltava de alegria celestial e triunfante invocando o Nome do Senhor logo ali. Foi assim que se aperceberam de que o Espírito de Deus havia descido sobre eles de facto. Após meses de humilhação, investigando as escrituras e confessando pecados pelo nome, chegou o momento que eles desesperadamente ansiavam, pois oravam por um avivamento há mais de doze anos. Foi assim que o fogo desceu sobre eles e se estabeleceu para permanecer por ali. “Oh! se fendesses os céus, descesses e os montes tremessem à Tua presença, como quando o fogo pega em acendalhas e o fogo faz ferver a água, para fazeres notório o Teu Nome aos Teus adversários, de sorte que à Tua presença tremam as nações! Quando fazias coisas terríveis, que não esperávamos, descias e os montes tremiam à Tua presença”, Is.64:1-3.

Foi a partir desse mesmo dia que milhares de vidas começaram a ser transformadas e limpas. Logo cedo pela manhã, Erlo achava milhares de pessoas buscando Deus em sua porta. Sentavam-se em seu jardim feiticeiros, possessos e atormentados, os desesperados e os perdidos – milhares de pessoas buscando achar ajuda para suas almas. Ninguém fez campanha para os atrair ali – eles simplesmente vinham e chegavam aos milhares, muitos deles andando a pé muitos quilômetros. Muitos sentiam uma compulsão interior, uma urgência em se arranjarem com Deus e confessarem todos os seus pecados. Muitos vieram até Mapumulo se arranjar com Deus. Muitos chegavam chorando e clamando e saíam com alegria que ninguém entendia direito.

TESTEMUNHO DE VIDAS TRANSFORMADAS

As mudanças de vida nos convertidos são simplesmente incríveis. Ladrões e gatunos foram devolver as coisas que roubaram. Havia cultos onde fogueiras se acendiam para queimar os milhares de amuletos, livros de ocultismo e símbolos religiosos de todo tipo (Actos 19:19). Traziam tudo, os próprios e decidiam que eram coisas para serem queimadas.

Aquela pequena missão no local em Mapumulo logo se tornou pequena demais. Em 1970 alguém ofereceu uns terrenos no topo das montanhas e ali está a missão até ao dia de hoje. O lugar chama-se Kwasizabantu (O lugar que ajuda gente) e fica hoje situado entre Kranskop e Mapumulo.

Durante os últimos quase 40 anos a missão continua crescendo. Um auditório foi ali construído onde se podem assentar perto de dez mil pessoas num só culto, o qual logo se tornou pequeno assim que foi construído e terminado. Por norma, milhares de pessoas assistem ali aos cultos. Existem três cultos diários todos os dias e por vezes têm necessariamente de ser quatro durante convenções de pastores de todo mundo, jovens de todo País e mundo, entre outras coisas. As conferências de jovens albergam milhares de jovens e não só, alimentando-os de graça enquanto ali permanecem e até agora têm tido uma média de 7000 pessoas por culto. Delegados de todo mundo, de todas as denominações religiosas assistem às conferencias de pastores (*desde pastores do Brasil principalmente da Igreja Presbiteriana e não só; David Wilkerson recentemente foi visitar o local; Richard Wurmbrand antes de falecer, o homem que foi mártir por Cristo e escreveu “Torturado por amor a Cristo).

Dentro da própria missão estão albergados estabelecimentos de ensino escolar e superior. A escola Domino School de Kwasizabantu quase todos os anos obtém os melhores resultados escolares de todo País e as melhores distinções africanas. O Cedar College of Education treina professores. Christians For Truth (Cristãos para a Verdade) mobiliza milhares de milhares de pessoas pelo País inteiro para defenderem as causas contra aborto, prostituição, para se oporem à circulação de pornografia e sexo pré-marital. O Khanya Press publica e edita escritos de qualidade invejável e categórica, incluindo livros para distribuição internacional. O Grupo de coral alcança milhares de pessoas em toda a África e Europa. A Rádio Khwesi é maior, a mais vasta rádio evangélica e doutrinariamente sã em todo País, alcançando praticamente toda a região. (*Seus jornalistas alcançam, com frequência, os melhores galardões, distinções e prémios de dedicação. É a rádio que obtém louvor de todos os quadrantes do governo por ser considerada a mais pura, onde não existe nem a sombra de qualquer corrupção ou mentira).

Desde que o Espírito Santo desceu e Seu fogo consumiu todo pecado e mal, aquele pequenos estábulo em Mapumulo cresceu e, pela graça de Deus, Seus ventos permaneceram até ao dia de hoje onde milhares de pessoas continuam se convertendo diariamente. Seu fogo tem-se espalhado por todo mundo no silêncio de seus testemunhos efetivos e eficazes e milhares de milhares têm experimentado uma vida e uma comunhão real com o Deus Vivo. Pela graça de Deus, ouvimos relatos reais e constantes de milhares de transformações em Kwasizabantu e seu ministério. Seguem-se aqui alguns exemplos:

FAZENDEIRO DE TABACO TRANSFORMADO

Recordo-me dum fazendeiro que cultivava tabaco em MPumalanga, o qual relatou-me seu testemunho pessoalmente um dia, antes de seu café da manhã. Este fazendeiro ouviu falar dos muitos trabalhadores que se tornavam honestos e fiéis em seu trabalho porque frequentavam a Missão em Kwasizabantu. Todos quantos iam lá voltavam com honestidade, fidelidade e trabalhavam com maior dedicação – e até deixavam de roubar aos patrões. Este fazendeiro pensou em levar lá seus trabalhadores, pois tinha graves problemas entre eles. Teve a odeia de carregar todos quantos trabalhavam para ele em seus caminhões e levou-os lá. Mas os planos de Deus eram maiores e acima do que ele esperava. Este fazendeiro se converteu lá, ele próprio. *Curou-se duma enfermidade (não dentro do culto, mas em privado) e se converteu magnificamente, mesmo sendo membro de igreja.

Ao voltar a casa, para sua fazenda, este homem compungiu-se e se transtornou sobre o que iria fazer com sua fazenda. Ele não estava vendo como e de que maneira iria glorificar Deus produzindo tabaco, algo que arruinaria a saúde das pessoas e dos templos de Deus (nossos corpos). Decidiu destruir toda a sua plantação, pegou em seus tractores e lavrou toda sua fazenda, destruindo toda a colheita daquele ano. Todos os seus vizinhos fazendeiros ouviram falar do que ele fez e acharam que ele estava cometendo a maior das loucuras. Criticaram-no abertamente e assumiram que aquele homem iria falir em breve. Não obstante a perversidade da perseguição verbal e desencorajamento, ele prosseguiu com seu intento de dar glória somente a Deus. Durante os anos seguintes, este fazendeiro lutou para conseguir sobreviver em sua fazenda plantando e colhendo vegetais e verduras. Foi então que uma doença (peste) atingiu todos os campos de tabaco da região e todos os fazendeiros à sua volta faliram. Em toda a região, apenas seus vegetais sobreviveram a peste que se abateu por ali. Sua fazenda se tornou próspera e também todos os seus empregados se tornaram seus irmãos adoradores. Os cultos em sua fazenda também estão prosperando.

NEGÓCIO ABENÇOADO

Um outro homem relatou-me que possuía um supermercado e que, após sua conversão em Kwasizabantu, sentiu uma enorme vontade de acabar com a venda de revistas mundanas, tabaco e bebidas alcoólicas. Como isso constituía o grande volume do total de suas vendas, seu negócio sofreu imenso com isso inicialmente. Seus clientes habituais começaram a lamentar-se de sua decisão também. Três anos depois e após testes severos de sua fé, seu negócio começou a florescer de novo – mas com limpeza desta vez. A bênção de Deus foi derramada sobre ele e nunca este homem olhou para trás para se arrepender do que fez.

NEGÓCIO DE DIAMANTES

Uma outra pessoa relatou-me, também, seu testemunho pessoalmente. Ele trabalhava numa certa mina de diamantes e durante anos foi seduzido a ter grande sucesso no roubo daquelas pedras preciosas. Durante anos a fio conseguiu roubar muitos valores das minas onde trabalhava, obtendo assim uma enorme fortuna forma e uma de vida de grande luxo. Tinha uma enorme casa, um palacete. Assim que se converteu em Kwasizabantu, ouviu falar sobre a importância da restituição. Mesmo que já não mais trabalhasse nas minas, ele voltou às empresas para confessar seus crimes aos donos delas. Foi assim que começou o processo difícil de pagamento de tudo quanto roubara anteriormente. Isso envolveu enormes sacrifícios de sua parte – perdeu seu palacete, entregou seu estilo de vida e acabou por ir viver numa casinha pequena e alugada. Mesmo assim, o testemunho de vida deste irmão é brilhante, pois sua alegria no Senhor é manifesta e duradoura. Ele se tornou numa das testemunhas de transformação entre seus conterrâneos. Ele demonstra e prega sobre a verdadeira transformação que só Jesus opera dentro dos homens.

O Rev. Erlo Stegen proclama que todo avivamento real e genuíno é a mera e real presença dum Deus Santo entre os Seus. Ninguém pode trazer avivamento, pois trata-se dum ato de Deus entre quem se santifica e não é decisão humana. Isto inclui a incondicional obediência a Deus e o jeito de Deus de se conseguir essa mesma obediência. Os resultados estão visíveis entre pessoas que pouco falam sobre seu sucesso. *São pessoas sãs, caladas, humildes e pregam simplesmente a palavra de Deus como a entendem.

 

Para mais informações sobre Kwasizabantu, tente visitar o site

http://www.kwasizabantu.org.za.
KwaSizabantu Mission, P.O. Box 252, Kranskop, 3285
Tel: (032) 481-5500; Fax: (032) 481-5510
E-mail:
[email protected]

Africa Christian Action
P O Box 36129, Glosderry, 7702, South Africa
Tel (021) 689 4481, Fax (021) 685 5884
e-mail [email protected]
website
http://www.christianaction.org.za

*Nota do Tradutor

Traduzido por José Mateus