Durante os debates relacionados ao fazer missionário desenvolvido pela AD nordestina, por ocasião do 11º Fórum de Missões do Nordeste, realizado no último mês de maio, na cidade de Fortaleza-CE, foi sugerido pelo Pastor Antônio José, líder da AD em Fortaleza, Templo Central, a realização de um encontro de líderes da AD nordestina para tratarem acerca da obra missionária. A proposta do encontro era reunir presidentes de convenções do nordeste e presidentes de campo com envolvimento em missões para discutirem sobre a evangelização do Nordeste e a participação da AD nordestina no fazer missionário ao redor do mundo. Para a glória de Deus este projeto se tornou realidade, e o Primeiro Encontro de Presidentes de Convenção e Presidentes de Campos com envolvimento em Missões ocorreu nos dias xxx na cidade de João Pessoa-PB.
Das 16 convenções das Assembleias de Deus no Nordeste, 10 estavam representadas, sendo que três delas estavam representadas pelos seus próprios presidentes (Pr. José Carlos, líder da AD na Paraíba e Presidente da UMADENE; Pastor Jose Roberto, líder da AD em Abreu e Lima-PE e Pastor Daniel, Líder da AD em campina Grande – Paraíba).
O encontro contou também com a presença de ilustres homens de Deus, como os pastores Elinaldo Renovato de Lima, da AD em Parnamirim-RN, Pastor Miranda, da AD em Mossoró RN, Pastor Antonio José, da AD em Fortaleza-CE, Dr. Ronaldo Rodrigues de Souza, Diretor Executivo da CPAD e do Pastor Wellington Junior, dentre outros. O evento, segundo alguns veteranos, é um marco em nossa história e sinaliza o retorno de nossos líderes às discussões realmente relevantes para o Reino de Deus: evangelização, missões, crescimento da obra de Deus e comunhão.
Dentre as definições que foram pontuadas destacamos duas: a elaboração de um devocional de oração pelo Nordeste, a ser publicado pela CPAD, e o lançamento da campanha de oração pelo Nordeste, culminando com um grande impacto evangelístico denominado “Nordeste para Cristo”, a ser realizado de 15 de agosto a 16 de setembro de 2016, portanto, 31 dias de oração. Ficou acertada ainda a realização de um grande impacto evangelístico (Nordeste para Cristo), a ser realizado dia 17 de setembro, evento este que deverá envolver desde as maiores capitais até as menores vilas onde a Assembleia de Deus está presente.
Decidiu-se também a realização de uma pesquisa sobre a real situação da obra missionária no Nordeste, visando saber onde estão e como estão vivendo os nossos missionários, mapear os lugares sem cobertura evangelística e os contextos minoritários