PROJETO VENHA O TEU REINO – AD VILA BRASIL – SÃO LUÍS/MA

O Projeto VENHA O TEU REINO é uma das frentes de trabalhos evangelísticos e missionários desenvolvidos pela Assembleia de Deus em Vila Brasil, liderada pelo Pastor Luís Rios dos Santos, atual Coordenador do Conselho de Ética e Disciplina da nossa CEADEMA. O projeto teve sua primeira fase com trabalhos missionários realizados em alguns povoados como: “Graça de Deus”, em Mirinzal; “Flecheiras”, AD Rampa, município de Humberto de Campos; “Mocambinho”, município de Buriti e no campo da AD em “Itapera”, município de Icatu. As visitas a estes povoados foram de pelo menos quinze dias, com excelentes resultados, porém verificou-se que com o passar dos dias as Igrejas nestes povoados não conseguiam dar prosseguimento ao trabalho iniciado pelos nosso missionários e começavam a decrescer novamente. A partir dessa constatação a visão se ampliou e nos questionamos: “por que não adotarmos uma Igreja pequena, carente de ajuda?” Foi então, que adotamos a AD em Itapera como uma filha da AD Vila Brasil.

Assim, em março de 2017 a AD Vila Brasil recebeu o Pastor Eufran Silva e enviou o Pastor Carlos Magno para Itapera, afim de dar início ao projeto. Nosso objetivo é ajudar aquela Igreja até que ela alcance o nível de poder ajudar Igrejas menores. A ação empregada no campo de Itapera, funciona da seguinte forma: oferecemos toda a estrutura da AD em Vila Brasil, para o desenvolvimento da AD em Itapera, assim nossas equipes de treinamento de líderes nas diversas áreas e faixas etárias de formação de líderes estão sempre compartilhando conhecimento e treinamento, de forma que todos os seminários que acontecem na AD Vila Brasil são repetidos nos mesmos moldes e com os mesmos preletores e cantores em Itapera. Desse modo aquele campo tem crescido em número, em conhecimento da palavra e em preparo bíblico-teológico.

Para melhor assistência ao Campo de Itapera, disponibilizamos mais um pastor para auxiliar o trabalho, pagando inclusive metade do seu salário, e enviamos mais uma família de missionários mantidos por nós. Atualmente os obreiros são: presidente Pr. Raimundo Alves Machado Filho e missionária Maria Alves; o Pr. auxiliar Leandro Silva Lima e a missionária Taíres Lima, e os missionários: Izaquiel Nascimento e Leilde Lima, todos oriundos da AD Vila Brasil.

AD Vila Brasil realizando ação do projeto “Venha o teu Reino”, na AD Itapera, Icatu-MA

De seis em seis meses, com exceção do período pandêmico, uma equipe de pelos menos 15 missionários visita um povoado daquele campo, sendo que todas as despesas com a alimentação, utensílios de cozinha e as pessoas para preparar as refeições são por conta da AD Vila Brasil. Ao final dos 15 dias uma outra equipe é enviada para realizar duas cruzadas evangelísticas. Estas incursões evangelísticas já ocorreram nos povoados: Boa Vista, Santa Isabel, Serraria, Mamunas e na própria sede do campo, e já está marcada para os dias 15 a 30 de julho a 10ª ação evangelística, que acontecerá no povoado Retiro.

Deus, em sua misericórdia, tem abençoado o trabalho naquele Campo de trabalhos pastorais, de modo que no último congresso da mocidade de Itapera o contingente de jovens e adolescentes, somente do campo, chegou a duzentos inscritos. Temos visto o desenvolvimento intelectual, moral e sobretudo, espiritual daquela Igreja, e mesmo com os investimentos feitos naquele campo, ele continua com sua autonomia e livre arbítrio para cancelar a parceria a qualquer momento, se assim desejar. Porém, o que vemos é uma Igreja pujante e cheia do Espírito Santo.

Nós desejamos e trabalhamos para ver o crescimento e desenvolvimento das pequenas Igrejas, de modo que se tornem, num curto espaço de tempo, capazes de estender a mão amiga para outras que necessitem de ajuda.