27 ANOS DE AVANÇOS E DESAFIOS

A Secretaria de missões das Assembleia  de Deus no Maranhão – chega aos seus vinte e sete anos de existência podendo comemorar um vasto conjunto de avanços e vencendo os seus muitos desafios os missionários. Pela graça e misericórdia de Deus há exatos 27 anos, por ocasião da AGO realizada na cidade de Codó- MA, sendo a CEADEMA então presidida pelo pioneiro Pastor Antonio Meton Soares, ocorria um dos mais importantes acontecimentos da história da Magna CEADEMA, a saber, a criação da Secretaria de Missões das Assembleias de Deus no Maranhão, órgão auxiliar da nossa Convenção, instituído com a missão de coordenar todos os esforços missionários e missiológicos realizados pelas Assembleias de Deus ligadas à CEADEMA. Desde seu nascedouro a SEMADEMA demonstrou sua importância e, passados 27 anos, esta Secretaria, por tudo o que fez e continua fazendo, ocupa lugar de destaque não somente no contexto das Assembleias de Deus no Maranhão, mas em todo o contexto nacional.

Logo após sua criação, sob a coordenação do Pastor Getúlio Feitosa de Melo, esta Secretaria de Missões tratou de organizar, aprimorar e intensificar os esforços missionários já em desenvolvimento pela CEADEMA, iniciados especialmente na gestão do saudoso Pastor Estevam Ângelo de Souza. Após o produtivo período do Pastor Getúlio Feitosa, assumiu a Secretaria de Missões o Pastor Geovane Maia, que já vinha de uma importante experiência missionária no contexto transcultural e que, assim, procurou expandir a atuação missionária da SEMADEMA no cenário internacional. Seguindo os frutíferos anos de coordenação do Pastor Geovane Maia, assumiu a coordenação da SEMADEMA como Secretário Executivo, o Pastor Francisco de Assis Gonçalves de Araújo, que com o apoio da liderança da Magna CEADEMA, de todos os nossos pastores, especialmente os Promotores de Missões, bem como de todo o rebanho do Senhor neste estado, instituiu e tem executado grandes projetos missionários que abrangem todas as realidades missionárias estaduais e têm chegado até a outros países e continentes, como se pode ver a seguir.

PROJETO PRÓ-SERTÃO

Primeiro projeto missionário da SEMADEMA na gestão do Pastor Francisco de Assis, este empreendimento missionário é voltado para o alcance da região sertaneja do nosso estado, levando apoio às igrejas com vistas ao fortalecimento da presença do Reino onde a igreja carece de ajuda para desenvolver suas atividades, bem como estabelecendo trabalhos onde a igreja ainda não se fazia presente. Ao todo 18 famílias missionárias são mantidas pela SEMADEMA no âmbito deste projeto.

PROJETO ÁFRICA MARANHENSE

Este é o empreendimento missionário da Semadema voltado para o alcance das muitas comunidades quilombolas do maranhão, que é o segundo estado com mais quilombolas no contexto brasileiro. Por meio deste projeto nossa Secretaria de Missões já alcançou várias comunidades quilombolas do nosso estado, enviando e sustentando famílias missionárias especialmente treinadas para atuar nesse contexto missionário tão desafi ador. Atualmente a SEMADEMA sustenta 14 famílias missionárias por meio deste projeto.

PROJETO PRÓ-INDÍGENAS

Como é do conhecimento de todos, o Maranhão é um dos estados brasileiros com grande população indígena e em função disso a SEMADEMA, cumprindo sua tarefa bíblica de pregar o evangelho a todas as famílias da terra, instituiu e desenvolve o projeto missionário MISSÃO PRÓ-INDÍGENAS do maranhão, por meio do qual já alcançou muitos dos povos indígenas do estado do Maranhão, estando, inclusive, desenvolvendo uma projeto de tradução da Bíblia para a língua materna de um destes povos. Por meio do projeto Pró-Indígenas a SEMADEMA mantém atualmente 11 famílias missionárias, dentre as quais alguns são missionários nativos.

PROJETO 5% EM TODO O MARANHÃO

Este projeto é a iniciativa missionária por meio da qual a SEMADEMA apoia as igrejas dos municípios cujo índice de evangélicos ainda encontra- -se abaixo do percentual de 5% da população, visando elevar este percentual por meio do desenvolvimento de ações missionárias conjuntas com as igrejas locais, especialmente através do envio de obreiros treinados para cada contexto de atuação. Um total de 23 famílias missionárias são mantidas pela SEMADEMA no seio deste projeto.

PROJETO AS ILHAS OUVIRÃO

Por meio do Projeto “As Ilhas Ouvirão” a que visa alcançar, com a pregação do santo evangelho, as populações das muitas ilhas costeiras do nosso estado, muitas delas antes totalmente desassistidas no que se refere ao trabalho missionário. Por meio desta iniciativa missionária a SEMADEMA sustenta atualmente um total de 10 famílias missionárias.

PROJETO JUDEIA

O Projeto Judeia é a iniciativa missionária da SEMADEMA destinada a apoiar igrejas localizadas em outros estados ou convenções assembleianas no Brasil. Atualmente a SEMADEMA, juntamente com alguns parceiros missionários (pessoas e igrejas) sustentam um total de 04 missionários, todos envolvidos em projetos de tradução da Bíblia para línguas de povos nativos, com é o caso do Pastor Aclescio e sua família, que estão residindo no estado de Rondônia desenvolvendo o projeto de tradução da Bíblia para a língua materna do povo Suruí-Paiter.

MISSÃO ALÉM-BRASIL

Este é o projeto por meio do qual a SEMADEMA tem levado a atuação missionária da AD maranhense a vários países do mundo, especialmente a Guiné Bissau (África), Paraguai, Bolívia, Venezuela e principalmente o Peru, onde a Assembleia de Deus no Maranhão conta com um expressivo número de missionários. Por meio da MISÃO ALÉM-BRASIL são sustentadas atualmente 22 famílias missionárias.

PROJETO ÁREAS MISSIONÁRIAS

Por meio deste projeto a SEMADEMA tem revolucionado a realidade de muitas localidades e regiões onde antes a igreja ainda não havia se estabelecido ou se fazia presente de forma muito tímida. Criando áreas missionárias em comum acordo com as igrejas das respectivas regiões, enviando obreiros treinados, especialmente pastores, e apoiando o desenvolvimento do trabalho, esta Secretaria tem promovido um impactante desenvolvimento do reino em muitos lugares, inclusive algumas das áreas missionárias já se desenvolveram ao ponto de serem emancipadas e transformadas em campos convencionais da CEADEMA. Um total de 18 famílias são mantidas pela SEMADEMA no âmbito deste projeto.

CRUZADA EVANGELÍSTICA MARANHÃO AOS PÉS DE CRISTO

Iniciativa missionária da SEMADEMA que tem como alvo alcançar igrejas carentes de apoio missionário por meio da realização de cursos de capacitação nas áreas de evangelismo e discipulado (COMED) e de grandes cruzadas evangelísticas com participação de equipes treinadas para o trabalho evangelístico e com a utilização de estruturas de som e palco). Por meio da Cruzada a SEMADEMA leva anualmente importante apoio a várias igrejas que carecem de ajuda para a realização de grandes trabalhos de impacto evangelístico, especialmente na região sertaneja do nosso estado, e os resultados têm sido maravilhosos.

REDE DE ORAÇÃO POR MISSÕES NO MARANHÃO

Este é um projeto voltado para a intercessão missionária, onde um grande grupo de intercessores são mobilizados para a oração específica em prol da obra missionária. A Rede de Oração por Missões no Maranhão é atualmente coordenada pela missionária Anternúcia Sardinha, que juntamente com sua equipe de centenas de intercessores têm desenvolvido um trabalho que certamente tem impactado a atuação missionária da AD maranhense. Neste aniversário de 27 anos da nossa querida SEMADEMA nós temos muito a agradecer a Deus por todas as conquistas que Ele nos tem proporcionado, pelas enormes barreiras transpostas, pelos grandes desafi os superados. Somos conscientes de que muito há ainda a ser feito nos contextos estadual e externo, porém cremos que o mesmo Deus que nos tem feito lograr as conquistas missionárias que já alcançamos continuará nos abençoando com a visão, o amor pelas almas, a graça, a disposição, as estratégias e os recursos necessários para que continuemos avançando no engrandecimento do Reino aqui e no mundo inteiro. Agradecermos a forma como a nossa Magna CEADEMA, na pessoa dos seus líderes e demais pastores, tem apoiado os esforços missionários desta secretaria; pelo coração missionário dos homens a quem Deus confiou a tarefa de coordenar os trabalhos da SEMADEMA ao longo da sua bonita história: Pr. Getúlio Feitosa, Pr. Geovane Maia e Pastor Francisco de Assis (atual Secretário Executivo) e, com a certeza de que o Senhor da Seara continuará fazendo com que este órgão seja a cada dia mais produtivo, forte e presente nos mais diversos contextos missionários nacionais e internacionais, agradecemos o apoio de todo o povo assembleiano do nosso estado e conclamamos que continuem a somar esforços juntamente com esta secretaria para que juntos possamos avançar no cumprimento do Ide de Cristo.

PROJETO DESAFIO DO CENTENÁRIO

O Projeto missionário Desafio do Centenário é um esforço da Semadema para, neste pós-centenário de fundação das Assembleias de Deus no Maranhão, enviar 100 novos obreiros para atenderem 100 igrejas que necessitem de apoio missionário para poderem fazer frente aos desafios de alcançar as pessoas de suas respectivas realidades com a pregação da palavra do Senhor e o estabelecimento de trabalhos permanentes nas localidades que compõem seus campos convencionais. Por meio deste empreendimento missionário a SEMADEMA, em parceria com as algumas igrejas, sustenta atualmente um total de 12 famílias missionárias, devendo esse quantitativo aumentar significativamente os próximos meses, pois muitas outras parcerias estão em fase de conclusão.