ASSEMBLEIAS DE DEUS NO MARANHÃO INVESTEM EM FORMAÇÃO MISSIONÁRIA

Um dos maiores avanços percebidos no contexto assembleiano maranhense nos últimos anos diz respeito aos significativos investimentos na área de formação missionária. Percebendo a grande carência de pessoal capacitado para atuar no campo missionário, várias igrejas ligadas à magna CEADEMA têm dedicado grandes esforços e recursos no desenvolvimento de cursos de capacitação na área de missões e, assim, todos os anos centenas de novos missionários têm sido formados, tornando-se aptos a desenvolverem atividades missionárias tanto no contexto maranhense quanto fora dele. Dentre as igrejas que têm se dedicado à tarefa da capacitação missionária, destacamos:

AD EM LAGO DA PEDRA E PARCEIRAS: PROJETO MISSÕES DE FÉRIAS (PROMIFE)

O PROMIFE – Projeto Missões de Férias, Assembleia de Deus em Lago da Pedra-MA, presidida pelo Pastor Raimundo Francisco dos Santos, é um curso de formação teológica com ênfase missiológica onde os participantes são submetidos a dois momentos formativos: um primeiro momento que contempla a aprendizagem eórica, onde se estuda as diversas disciplinas da área teológica e missiológica e, um segundo momento, que envolve a aprendizagem prática (envio ao campo missionário para aplicar o que se aprendeu a teoria). A ideia do projeto é preparar jovens para serem obreiros e missionários em diversos lugares, principalmente nos contextos mais difíceis, e de fazer com que o Reino de Deus cresça através da preparação teológica e missiológica de jovens para o alcance das almas. A parte prática do curso, tem proporcionado aos formandos a oportunidade de imersão nas várias realidades missionarias do Maranhão, em vários outros estados do Nordeste, e em contextos transculturais nacionais e no exterior. Além do polo central, sediado em Lago da Pedra, o PROMIFE tem vários núcleos que reproduzem a mesma metodologia, sendo eles: Faisa – MA, Barreirinhas, Jatobá- MA, e Terra indígena Cana Brava-MA. Ao longo dos anos o PROMIFE evoluiu, passando de um trabalho informal para contar hoje com um curso de formação continuada, e caráter eclesiástico/missiológico nos níveis Básico, Médio e Avançado, ministrado pelo CEFOMTA (Centro de Formação issiológica, Teológica e Técnicas Associadas), com material próprio produzido por professores que compõem a coordenação pedagógica dessa instituição. Ao longo se sua existência o PROMIFE já evangelizou mais de 200 mil pessoas, visitou mais de 90 mil residências e orou por cerca de 27.000 pessoas se entregando a Jesus.

Imagem: Instagram Promife

AD EM PEDREIRAS: CURSO INTENSIVO DE MISSÕES ( CIM)

O Curso Intensivo de Missões (CIM) é oferecido pelo Instituto Servus, cujo presidente é o Pastor Walberto Magalhães Sales, também líder da AD Pedreiras. O propósito do curso é o de, em 30 dias, introduzir os alunos a uma profunda e intensa imersão nos estudos e práticas teológicas com ênfase missionária. Ao longo dos anos, o Curso tem formado muitos trabalhadores e trabalhadoras para a grande seara de Jesus. Espalhados pelo Estado do Maranhão e fora do Brasil, os missionários formados pelo CIM têm vivido experiências de sucesso nos campos para onde foram enviados.

https://www.instagram.com/adpedreirasmaoficial/?hl=pt

AD EM LIMA CAMPOS: CURSO NTENSIVO DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA (CINFORMI)

O Curso Intensivo de Formação Missionária- CINFORMI, é promovido pela Assembleia de Deus em Lima Campos -MA, presidida pelo Pastor Elício Carlos, em parceria com a EMAD – Escola de Missões da Assembleia de Deus no Brasil, juntamente com outras igrejas. O objetivo do CINFORMI é alcançar a capacitação, qualificação e preparo de jovens e adultos que desejam viver os propósitos de Deus em suas vidas e através do preparo serem mentoriados até chegarem ao campo missionário, seja trabalhando em sua igreja local, em outra cidade, estado ou até mesmo em outro país e cultura, trabalhando para acompanhar os alunos até o campo, caminhamos com cada aluno durante e depois do curso. Todas as disciplinas do curso são ministradas por pastores que possuem vivência em campo e que amam o preparo missionário. E, em cada um dos 3 módulos que formam o curso há uma ênfase específica nas áreas de base da Missiologia, Teologia Missionária, contextualização, comunicação e plantio de igrejas, uma completa matriz curricular no campo da Missiologia. A clareza de que a formação se faz como um fator extremamente importante para uma boa atuação em campo é o motivo e toda a excelência que tem marcado o trabalho do CINFORMI.

Imagem: Instagram Cinformi

AD CAMPO TIRIRICAL: ESCOLA DE MISSÕES DA ASSEMBLEIA DE DEUS TIRIRICAL

A Assembleia de Deus campo Tirirical- São Luís-MA, presidida pelo Pastor Osiel Gomes da Silva, desenvolve o trabalho de formação missionária por meio da EMADET – Escola de Missões da Assembleia de Deus em Tirirical. A visão deste projeto é suscitar vocacionados para missões em diferentes contextos, entre eles: urbanos, rurais e transculturais. A Escola busca ensinar uma visão urgente de missões e as realidades do contexto missionário; não tem como objetivo angariar recursos financeiros internos para si mesma e nem apenas proporcionar um curso teórico de Teologia, o seu enfoque está no crescimento espiritual do obreiro, tal como o preparo intelectual, linguístico e vocacional. A cada edição tem sido visível o poder de Deus na vida dos alunos, presenciados através da manifestação dos dons do Espírito Santo, como batismos com o Espírito Santo, curas e muitas transformações de vidas. Após a conclusão de cada turma formada, tem sido comum muitos alunos agradecerem à coordenação do curso, reconhecendo o valor espiritual do projeto, e testemunhando a sede de evangelização que saíram sentindo.

Imagem: Instagram Semadet