MISSÕES NO MUNDO DIGITAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES!

A obra missionária é abrangente e desafiadora. Temos diante de nós a responsabilidade de pregar o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15). Ela exige o empenho de toda a igreja, em todo o mundo, para alcançar todo aquele por quem Cristo deu a sua vida. Esta obra é imperativa, intransferível e inadiável. Vejamos alguns desafios da obra missionária: O desafio do missionário que vai ao campo deixando para trás familiares, amigos, emprego, para atender ao chamado. Quando chega no destino (campo missionário) sente-se desafiado com a cultura local e situações políticas e econômicas que passam a fazer parte do seu dia a dia. O desafio de chegar até as pessoas cujas necessidades as obrigam a permanecer em casa, indivíduos que vivem em regiões remotas, pessoas fechadas ao evangelho que dificilmente iriam a um templo participar de um culto ou receberiam um missionário em sua casa (Romanos 10.14,15).

O desafio da igreja que envia o missionário e fica com a responsabilidade de manter contato e enviar o sustento. Além de que precisa olhar também para o mundo percebendo os seus muitos desafios: a crescente densidade populacional, a diversidade cultural, a diversidade linguística, a diversidade religiosa, os povos não alcançados pelos evangelho, a falta de tradução da bíblia no idioma nativo, dentre outros (Atos 1.8).

Esses e muitos outros desafios presentes na obra missionária podem ser enfrentados de forma estratégica quando se observa o potencial e as facilidades de comunicação através da internet. A Internet é relevante para muitas atividades e programas da Igreja, dentre eles a obra missionária. De fato, a internet representa uma grande oportunidade para o acesso à comunicação e à informação. Hoje, com qualquer dispositivo digital, seja um smartphone, computador ou tablet, não só se pode receber qualquer informação que se quiser, como também se pode emitir qualquer informação em escala global (João 9.4; Efésios 5.15-16).

As oportunidades de potencialização do fazer missionário no mundo digital são muitas. Neste contexto, a igreja do Senhor, através dos seus líderes, precisa seguir os avanços tecnológicos do mundo digital e levar a mensagem do Evangelho à internet, pois há muitas pessoas que frequentam a internet em busca da “felicidade”. E a igreja não pode eximir-se de evangelizar essas pessoas no seu espaço existencial que é a internet (Efésios 5.18; Romanos 12.21).

Diante dessa realidade, gostaria convidá-lo a refletir sobre esse tema e propor que cada igreja pense em uma forma de utilizar o mundo digital a fim de dar sua contribuição para o avanço da obra missionária. Como sugestão deixo aqui algumas ideias: a criação de uma plataforma digital com conteúdos voltados para a evangelização (Exemplo: o yesHEis que é uma plataforma que mobiliza cristãos a compartilharem conteúdos evangelísticos e iniciarem conversas para falar de sua fé e amor a Jesus Cristo); investir na formação de jovens com preparo nesta área, bem como teológico e missiológico a fim de serem usados por Deus para pregar o verdadeiro evangelho nas plataformas digitais; pode-se trabalhar também a criação de conteúdos com tradução para as línguas mais difíceis do mundo e utilizar o mundo digital para fazer chegar esse conteúdo a eles.

Concluo com uma frase de Nick Hall que é um evangelizador especialista em ambientes digitais. Ele diz que “nunca houve um momento melhor para compartilhar o evangelho. Temos os melhores canais de distribuição do mundo para a melhor mensagem do mundo, modelada pelo único Salvador do mundo”.

 

Pr. Gideone de Sousa Brandão
Auxiliar na AD Timon – MA